A SITI é uma Unidade de Investigação da Escola de Comunicação, Arte e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

A unidade tem por visão dar vida a conceitos e soluções tecnológicas que possam vir a ter impacto no modo como a tecnologia se relaciona com a Sociedade de Informação. A SITI tem como missão desenvolver soluções tecnológicas de baixo custo, de fácil utilização e que pela sua pervasividade venham auxiliar à interligação entre tecnologia e cidadão comum, contribuindo para um melhor dia-a-dia.

A nossa metodologia assenta em desenvolver em paralelo investigação aplicada, que satisfaça os requisitos de parceiros industriais, e inovação avançada.

A SITI foca-se em três linhas de Investigação e Desenvolvimento: redes e sistemas; media digital; economia digital. A unidade integra três grupos diferentes:

  • IAN, Internet Architectures and Networking
  • DAIM, Digital Arts and Interactive Media
  • EFFI, Experimental Facilities for Innovation

A SITI tem os seguintes objectivos:

  • Auxiliar ao fortalecer da massa crítica nacional através do desenvolvimento de programas, workshops, treino avançado e com uma vertente “out-of-the-box”.
  • Fortalecer sinergias entre indústria e investigação no contexto nacional, através de um ciclo continuo de disseminação baseado em grupos de interesse e apelando ao envolvimento de investigadores seniores e juniores.
  • Conceber, validar e prototipar conceitos e soluções tecnológicas disruptivas que têm como alvo empreendedorismo e novas oportunidades de negócio.
  • Contribuir para a simplificação dos ciclos de inovação e influenciar a adopção de padrões tecnológicos no que se refere a soluções que hoje se considera serem disruptivas de uma perspectiva de negócio.

A não perder

S-BRAIN meeting

Todas as segundas Terças-feiras do mês, 14h30-16h
Sala 2.6, Biblioteca Vitor de Sá, Universidade Lusófona

ArdWorks – Arduino Hands-on Workshops

SITI, Universidade Lusófona e COWORK Lisboa
Onde: COWORK Lisboa, Lx Factory, Rua Rodrigues Faria, nº35, Lisboa

ArdWorks é um ciclo de workshops Arduino que tem por base o desenvolvimento de realidade aumentada baseada em tecnologia de baixo custo e de fácil utilização. Os eventos ArdWorks têm por publico alvo estudantes, curiosos, docentes, sendo também abertos a qualquer interessado que pretenda desenvolver a vertente de tecnologias imersivas.

  • 02.07.2011 – Realidade aumentada com Arduino, soluções simples
  • 10.09.2011 – Realidade aumentada com Arduino, ambientes imersivos
  • Novembro 2011, Lx Factory open day – Show-Room Arduino