Sessões

Como desenhar um site no WordPress.com

Esta apresentação vai mostrar a diferença entre uma instalação self-hosted e o WordPress.com e como este pode ser mais interessante para um perfil de designer/front-end developer quando este não está interessado em ter um tema feito de raiz ou em usar plugins exóticos.

Vão ser ainda apresentados, acompanhados de casos práticos, alguns upgrades disponíveis no WordPress.com e características únicas deste serviço assim como boas práticas para quem desenha um site no WordPress.com. É dada especial atenção ao poder da boa utilização de CSS, a uma arquitectura de excelência e ao melhor uso dos recursos core do WordPress.

Como é feito o WordPress.com

É verdade que todos sabemos o que é o WordPress.com, mas também é verdade que poucos sabem como é o processo de decisão dentro da equipa, isto é como são tomadas diariamente as decisões que levam a novas funcionalidades.

Esta apresentação, sobre como funciona internamente a equipa do WordPress.com explica como a equipa trabalha e comunica, incluindo como escolhem e desenvolvem novas funcionalidade, como interagem com WordPress.org (o projecto open source) e como uma equipa espalhada pelo mundo em diferentes fusos horários produz resultados.

De curioso a poeta – a comunidade e a cultura WordPress

Um relato em primeira mão de como é participar na comunidade WordPress, desde a ajuda na tradução, nos forums de suporte, desenvolvimento de temas e plugins, até um dia chegar a Code Poet português!

Esta apresentação pretende mostrar como funciona a comunidade à volta do WordPress, como participar, como se envolver e ganhar reputação e algumas coisas a evitar.

Se pensa que para fazer parte da comunidade precisa de se inscrever algures, preencher um formulário ou pagar quotas então esta apresentação é para si – pois está redondamente enganado!

blog.com – WordPress em grande escala

O blog.com é uma das instalações mundiais de referência de WordPress e, sendo gerido em Portugal é, com alguma certeza, a maior instalação de WordPress em Portugal. Esta sessão foca duas componentes interessantes do trabalho no site: o desenho da infraestrutura informática para lidar com altos débitos, e o trabalho em torno da usabilidade do software feito pela blog.com.

A parte da sessão focada na infraestrutura explica as soluções encontradas para lidar com os problemas de servir wordpress em grande escala. É focada na evolução da solução à medida que a escala aumenta, para que a apresentação seja útil para todos os níveis de volume de serviço WordPress.

A segunda parte da sessão, focada no trabalho de usabilidade feito internamente, apresenta o projecto de melhoria do interface WordPress em curso na blog.com: identifica várias questões de usabilidade sentidas pelos seus utilizadores, apresenta o trabalho de definição de interface feito internamente e as soluções encontradas.

Por detrás das cortinas

O WordPress é a solução mais utilizada em todo mundo para a construção e manutenção de um site, mas muitos bloggers apenas conhecem o WordPress como uma solução de chave na mão, abstraindo-se totalmente do que se passa atrás das cortinas.

Esta apresentação pretende demonstrar todo esse processo, desde de uma simples visita ao blog, até aos dados dessa visita serem guardados num dispositivo de armazenamento de um servidor e consequentemente mostrados no browser do visitante.

Também, os bastidores dos blogs de hoje são bem diferentes: onde antigamente existia um único servidor hoje existe uma cloud. Nesta apresentação será também abordado o tema de como essa cloud afecta todo o funcionamento e robustez de um site, com o caso prático da cloud da PTisp e como esta permite um serviço sem falhas e seguro ao nível aplicacional do WordPress.

WordPress hoje

Esta apresentação tem como base o trabalho que a WooThemes tem vindo desenvolver desde que foram lançados os novos Custom Post Types, estabelecendo uma comparação directa entre os dias de hoje (WordPress como um CMS) e o passado.

A arte da vida em forma de blog

O gosto pela escrita esteve sempre presente mas só em 2006, descobrindo a facilidade de criar um blog, dá os primeiros passos numa espécie de “Querido diário…” digital.

Vai-se cruzando várias vezes com o universo WordPress, mas um namoro fugaz e conturbado com uma outra plataforma de CMS (história que vai ser partilhada no palco do WordCamp Lisboa!) rouba-lhe a atenção por uns tempos. Em 2010, desafiada para partilhar o que pensa e sabe sobre social media e plataformas sociais num contexto empresarial, decide finalmente assumir o compromisso, criando o The art of life and work.

Sonha com o dia em que, nem que seja por tentativa e erro, customizará o The art of life and work como gente grande (ou melhor, como gente que sabe o que faz). Enquanto esse dia não chega, vai partilhando connosco como utiliza as plataformas de blogues, e o WordPress em especial, para promoção dos seus (variados) projectos e devaneios!

Uma perspectiva única de alguém que chega ao WordPress sem ser developer ou designer, e como este a ajudou nos vários projectos em que está envolvida.

Mais do que um blog: diferentes formas de usar o WordPress comercialmente

O WordPress é utilizado diariamente por milhares de pessoas para criar blogs, muitas vezes por aqueles que procuram obter um rendimento na internet.

No entanto, a grande maioria não está preparado para as exigências de escrever e publicar conteúdos diariamente, o que faz com que as taxas de abandono sejam extremamente elevadas. Para contrariar isso, apresentamos diferentes formas de usar o WordPress para criar diferentes modelos de negócios online que tenham com objectivos comerciais e produzir resultados, sem que nenhum deles exija a criação de um blog e a escrita de conteúdo diariamente.

O objectivo é demonstrar a flexibilidade do WordPress quando aplicado a quase todos os modelos de negócio online.

WordPress em dispositivos móveis

Quais e o que são as aplicações móveis para gerir instalações de WordPress e o que se pode fazer com elas.

Vão também ser apresentados em primeira mão os planos para futuras versões das aplicações WordPress e da introdução de responsive design. Aqui será discutida a melhor maneira de garantir que o seu site é correctamente visualizado em todas as combinações de browsers, monitores e dispositivos, com o mínimo de trabalho possível.

Se é developer de aplicações móveis, autor, webmaster ou simplesmente preocupado em garantir que o seu site pode ser visto em qualquer dispositivo, esta apresentação, pela mão do responsável do Mobile Team da Automattic, vai ser de todo o interesse.

Dr. Copyright ou Como eu deixei de me preocupar e passei a adorar licenças permissivas

[gravatar email=’me@andr3.net’ size=100]Todos os dias vemos artistas talentosos e criativos a serem vítimas de direitos de autor restritivos. As pessoas vivem fascinadas pelo poder que a Web nos dá de exporem o seu trabalho, mas a possibilidade desse mesmo trabalho ser roubado e abusado por outros faz com que esses artistas se tornem extremamente possessivos em relação ao que publicam online.

Em meros instantes, podemos facilmente criar uma galeria online ou um blog no wordpress.com e ter mais olhos a passar pelo nosso trabalho do que um artista bem reputado numa galeria de arte IRL.

Mas há um senão. As pessoas podem roubar o vosso trabalho. A natureza da web diz-nos que tudo o que chega ao browser, pode ser copiado, guardado e, se assim o quiserem, republicado.

Como é que podemos evitar que o nosso trabalho seja abusado por pessoas mal intencionadas?

Mais… como encontrar e re-utilizar trabalho de artistas excelentes sem lhes violar os direitos ou prejudicá-los?

No final desta sessão, terão ouvido histórias que ajudarão a compreender o mundo dos direitos de autor e os porquês duma partilha activa online. Terão visto também ferramentas que podem usar para tornar esta tarefa mais fácil e habitual.

Os comentários estão fechados.