Dr. Copyright ou Como eu deixei de me preocupar e passei a adorar licenças permissivas

[gravatar email=’me@andr3.net’ size=100]Todos os dias vemos artistas talentosos e criativos a serem vítimas de direitos de autor restritivos. As pessoas vivem fascinadas pelo poder que a Web nos dá de exporem o seu trabalho, mas a possibilidade desse mesmo trabalho ser roubado e abusado por outros faz com que esses artistas se tornem extremamente possessivos em relação ao que publicam online.

Em meros instantes, podemos facilmente criar uma galeria online ou um blog no wordpress.com e ter mais olhos a passar pelo nosso trabalho do que um artista bem reputado numa galeria de arte IRL.

Mas há um senão. As pessoas podem roubar o vosso trabalho. A natureza da web diz-nos que tudo o que chega ao browser, pode ser copiado, guardado e, se assim o quiserem, republicado.

Como é que podemos evitar que o nosso trabalho seja abusado por pessoas mal intencionadas?

Mais… como encontrar e re-utilizar trabalho de artistas excelentes sem lhes violar os direitos ou prejudicá-los?

No final desta sessão, terão ouvido histórias que ajudarão a compreender o mundo dos direitos de autor e os porquês duma partilha activa online. Terão visto também ferramentas que podem usar para tornar esta tarefa mais fácil e habitual.