Efeito Avestruz é uma associação cultural sem fins lucrativos, constituída para aprofundar algumas áreas de interesse que são comuns à Ovni, nomeadamente no que concerne aos novos suportes de edição e a géneros de escrita menos comuns.

A associação tem como fim incentivar e promover a pesquisa, investigação, desenvolvimento, produção, distribuição, formação e divulgação da criação literária, da edição e de outras artes, nomeadamente na sua relação com as novas tecnologias, com os novos suportes de edição e de leitura, com as novas correntes artísticas, com a sustentabilidade ambiental e com a inovação. Incentivar e promover o ensino e a formação das artes por todos os meios, tecnológicos ou outros, que favoreçam a sua integração.

Com a constituição da Efeito Avestruz, a Ovni passou a ser gerida como projecto autónomo da associação.

A Efeito Avestruz colabora com vários projectos na sua área de acção, sendo o mais recente a organização do primeiro WordCamp em Portugal, um evento de natureza global que é organizado localmente em muitas cidades do mundo, uma conferência informal dedicada a tudo o que está relacionado com o WordPress.